segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DINA SFAT ESTREOU NA REDE GLOBO EM VERÃO VERMELHO (1970)

Primeira telenovela produzida pela emissora especificamente para o horário das dez, com Dias Gomes assinando seu nome, sem pseudônimo, e que tinha a Bahia como cenário. Foi um grande sucesso, com um elenco contagiante. Vamos resgatar? A história tem início na festa de 15 anos de Patrícia (Maria Claudia) no Iate Clube, em Salvador. Seus pais, Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho), haviam se casado muito cedo, estavam infelizes e pensavam em se separar. Mas não decidiam nada, até surgir outro homem, Dr. Flávio (Paulo Goulart).
O jovem e abnegado médico Flávio desperta a paixão em duas mulheres: mãe e filha; Carlos (Jardel Filho),homem rude, traído pela esposa e desprezado pela filha; Adriana Serrano (Dina Sfat), um casamento precipitado, um amor proibido e uma vida cheia de sofrimentos; Selma (Arlete Salles), a grande rival, em luta titânica pela reconquista do amor perdido de Carlos; Patrícia (Maria Claudia), a maior vítima dos problemas paternos. Esses personagens criados pelo o saudoso Dias Gomes, movimentaram a cidade de Salvador na Bahia, com suas crenças e Orixás.
Verão Vermelho foi importante para a teledramaturgia no Brasil, porque implicava no avanço para o bom-gosto do gênero novela verdade, sem nada perder em dramaticidade Verão Vermelho conseguiu fugir aos personagens supostamente aristocráticos, aos condes e marquesas, eliminando assim o superado recurso de novelas de época. Com um elenco inteiramente renovado e composto de artista famoso contribuiu para o êxito do lançamento na ocasião.
No papel de Adriana Serrano, a saudosa, Dina Sfat exibiu durante a novela talento e inteligência. Paulo Goulart, galã do teatro e cinema interpretava com maestria o Dr. Flávio. Outro grande nome foi o galã Jardel Filho, que impressionou o público na novela como o rude Carlos. A revelação em graça e beleza é da atriz Maria Claudia que fez o papel de Partícia, filha de Carlos e Adriana. Também contou com a gloriosa Arlete Salles que fez a antagonista Selma com toda a sua classe.
O Central Globo de Produções fez um grande investimento técnico e financeiro para a obtenção de um grande sucesso como foi a novela, toda uma equipe deslocou-se para a Bahia, onde foram filmadas cenas da novela com vários atores e figurantes do local que fizeram parte do espetáculo. O candomblé, a capoeira, os saveiros, as praias e ladeiras históricas, o corsário colonial, o Iate Clube da Bahia, o cento histórico enfim tudo de belo e original da Bahia em uma superprodução. A trilha sonora constituiu um capitulo destacado e merecedor de grandes compositores da música popular brasileira.

ELENCO:

JARDEL FILHO - Carlos
DINA SFAT - Adriana Serrano
PAULO GOULART - Flávio
MARIA CLÁUDIA - Patrícia
MÁRIO LAGO - Bruno (Nonô)
ARLETE SALLES - Selma
ARY FONTOURA
HELOÍSA HELENA
CARLOS VEREZA - Raul
OSMAR PRADO - Bebeto
EMILIANO QUEIRÓZ - Irineu
IDA GOMES - Jandira
LAJAR MUZURIS - Salim
RUTH DE SOUZA - Clementina
PAULO PADILHA - Padre Antônio
JOÃO PAULO ADOUR - Eduardo
LÚCIA ALVES - Geralda
PAULO ARAÚJO - Josias
ANA ARIEL - Rosa
LÍCIA MAGNA - Cota
MARIA POMPEO - Teresa
JUREMA PENNA - Zora
SUZANA DE MORAES - Madalena
PAULO GONÇALVES
URBANO LÓES
NELSON CARUSO

CURIOSIDADES:

Era época de renovação na Globo e Dias Gomes revolucionou o folhetim brincando com temas sérios e atuais em 1970, como conflitos entre gerações e reforma agrária. Tudo discutido a partir do desquite dos personagens de Jardel Filho e Dina Sfat

A atriz Dina Sfat vinha de seu sucesso como a guerrilheira Ci no filme Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. A publicidade de lançamento de Verão Vermelho dizia: "Com Dina Sfat, a estrela de Macunaíma".

Na época, a atração do horário das oito era Véu de Noiva, escrita pela esposa de Dias, Janete Clair. Os dois combinaram entre si que personagens das duas novelas se encontrariam. Flor, personagem de Myriam Pérsia em Véu de Noiva, que estava grávida, foi se consultar com o médico Flávio, vivido por Paulo Goulart em Verão Vermelho, e os atores apareceram nas duas novelas, caso único até hoje.

A telenovela marcou a estréia da até então apresentadora de telejornais Maria Cláudia na teledramaturgia da emissora.

A abertura mostrava cenas de Salvador com o tema homônimo ao fundo orquestrado por Luiz Eça e cantada pela a grande voz de Elis Regina. A trilha foi, lançada pela PHILIPS que também lançou "Véu de Noiva" ,'Irmãos Coragem ","Pigmalião 70" e "Assim na terra como no céu".

FOTOS: VERÃO VERMELHO


FOTOS CORES:  VERÃO VERMELHO

Um comentário:

  1. Que pesquisa maravilhosa!!! Viajar na década de 1970, Onde assistíamos novelas com grandes histórias de amor!Amei....

    ResponderExcluir